Sidnei de Lima, 32 anos, tentou evitar que uma dupla de bandidos roubasse sua moto. Ele entrou em luta com assaltantes, mas tiros foram disparados e atingiram a vítima, que deixava seu bar na Rua Anselmo Vacari, esquina com Avenida Rui Barbosa, São José dos Pinhais. O comerciante não resistiu e morreu enquanto era encaminhado ao hospital local, às 22h30 de quarta-feira.
Naquele instante, policiais militares do serviço reservado do 17.º Batalhão, que passavam por ali em investigação paralela, escutaram o barulho dos tiros. Eles encontraram Sidnei caído e, enquanto o rapaz era socorrido, souberam através de testemunhas a direção para a qual os autores haviam corrido. Algumas quadras adiante, detiveram os suspeitos Joel Oliveira Freitas, 19 anos, e um adolescente. Com eles os policiais apreenderam um revólver calibre 38, com numeração de série adulterada, que teria sido utilizado no crime. Nada foi roubado da vítima.
Segundo o superintendente Altair Ferreira, da DP de São José dos Pinhais – para onde os suspeitos foram levados -, o menor faz parte de uma quadrilha especializada em furto e roubo de motocicletas, com ramificação em Santa Catarina. “Até pouco tempo atrás ele esteve preso aqui, por causa deste tipo de crime”, falou o policial. O adolescente assumiu o assassinato sozinho, alegando que a vítima lhe devia R$ 600,00 – mera tentativa de livrar-se da acusação de latrocínio (roubo com morte), no entender do superintendente.