“Acabei de matar um homem”, disse o servente de pedreiro gaúcho Adão Almirante Souza Brasil, 34 anos, ao entrar com as mãos ainda ensangüentadas na Delegacia de Matinhos, aos 30 minutos de ontem. Espantados, os policiais de plantão ouviram a história e foram ao local indicado pelo autor, um cortiço na Rua Albano Müller,distante apenas três quadras do distrito, e encontraram o corpo de Reinaldo Francisco dos Santos, 28 anos, morto com uma facada no coração. Adão foi preso em flagrante e contou que cometeu o crime para se defender da vítima.
Bebedeira
Os dois eram moradores do cortiço e estariam bebendo juntos, conforme relato de Adão ao investigador Eugênio. Por alguma razão começaram e discutir e logo entraram em luta. “Adão, que é mais franzino, levou socos no rosto e então desferiu a facada”, disse o policial, afirmando que o autor realmente tinha lesões no rosto quando apresentou-se na delegacia, situada a três quadras do local do crime, entre o centro de Matinhos e o de Caiobá.
Faca
Mesmo tendo confessado o crime, foi com alguma relutância que Adão levou a polícia ao um terreno baldio próximo ao cortiço, onde foi recuperada a faca usada no assassinato. Ele foi autuado em flagrante mas, segundo o investigador, poderá responder ao inquérito em liberdade por ter se apresentado espontâneamente. Antes porém, outras investigações serão feitas a respeito dos antecedentes do criminoso.