Os cerca de 360 mil habitantes da cidade de Maringá, no noroeste do Paraná, agora podem contar com uma delegacia específica para solucionar casos de homicídio.
A Delegacia de Homicídios de Maringá, que fica no mesmo complexo da 9.ª Subdivisão Policial de Maringá, na Rua Coronel Batista, no centro da cidade, foi inaugurada oficialmente nesta quarta-feira (05).
O secretário estadual da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida Cesar, destaca que a instalação da Delegacia de Homicídios em Maringá é mais um passo importante do programa Paraná Seguro.
“Esta delegacia especializada por si só não reduz o número de homicídios, mas na medida em que melhoramos a investigação, isso inibe a criminalidade, por reduzir a sensação de impunidade. O autor do homicídio sabe que será identificado e preso”, afirma.
O delegado titular da Divisão Policial do Interior (DPI), Júlio Reis, afirmou que as taxas de homicídio em Maringá merecem uma atenção especial do Departamento da Polícia Civil.
Ele destacou que com a implantação da nova delegacia, que será comandada pelo delegado Nagib Nassif Palma, a qualidade das investigações em casos de assassinatos deve melhorar, resultando na elucidação mais rápida dos crimes.
“Alguns dos policiais que estão assumindo a nova delegacia passaram por treinamento recente sobre investigação de homicídio na Escola Superior de Polícia Civil em Curitiba”, destacou.
Essa capacitação específica sobre homicídios foi ministrada pelo titular da DH de Curitiba, Rubens Recalcatti, pelo titular da Divisão Policial Metropolitana (DPMetro), Hamilton Cordeiro da Paz, pelo delegado João Manoel Garcia Alonso, do 3.º DP de Ponta Grossa, pela perita Maria Cristina Marini e pelo papiloscopista Leandro Larger.
Júlio Reis destacou que agora o Paraná conta com Delegacias de Homicido em Curitiba, Foz do Iguaçu, Cascavel e Maringá. “Tudo faz parte do projeto do secretário de Estado da Segurança Pública, Reinaldo de Almeida César, e do delegado-geral da Polícia Civil, Marcus Vinícius da Costa Michelotto, de levar a especialização da polícia para o interior”, destacou o delegado, lembrando que ainda este ano uma delegacia de homicídios será instalada em Londrina