A juíza federal Ana Beatriz Vieira da Luz Palumbo, da Vara Federal de Paranaguá, decretou nova ordem de prisão contra o despachante aduaneiro Marcelo Leite de Farias e contra os fiscais da Receita Federal Nautilus Vieira Bozza e Reginaldo Franco Dimbarre. A juíza também determinou a prisão do despachante Sérgio Silva Xavier. Os acusados foram presos no dia 7 de abril pela Polícia Federal, na operação chamada de ?Carga Pesada?.
A nova ordem, desta vez de prisão preventiva, foi determinada mesmo após a revogação da ordem de prisão temporária, expedida na quinta-feira pelo desembargador Néfi Cordeiro, do Tribunal Regional Federal da 4.ª Região. A nova ordem foi determinada por ameaça de testemunhas, noticiada à juíza por delegado da Polícia Federal em Paranaguá.
De acordo com o inquérito em andamento na Polícia Federal, os indiciados estariam praticando os crimes de sonegação fiscal, corrupção ativa e passiva, e formação de quadrilha. Conforme apontam as investigações, a empresa Brazilian Trading Comércio, Importação, Exportação e Representação Ltda., com uso de documentação falsa, promoveu a importação de mercadorias, beneficiada com o regime de drawback. Para tanto, teria se utilizado dos serviços de Reginaldo e dos despachantes aduaneiros Marcelo e Sérgio. Marcelo teria tratado da operação, cuja intermediação partiria de Sérgio, compadre do fiscal Nautilus.
A revogação da ordem de prisão expedida pelo desembargador Néfi Cordeiro apontou para a ilegalidade da prisão temporária (de no máximo 5 dias prorrogáveis por mais cinco) quando mantido o segredo das investigações. Por isso, a juíza Ana Beatriz revogou o sigilo dos autos. Ela autorizou a transferência dos indiciados para a Superintendência da Polícia Federal em Curitiba.