O ato “Operação 7 de Setembro – o maior protesto da história do Brasil” foi marcado por confusões, desencontros e detenções na manhã deste sábado em Curitiba.

continua após a publicidade

Durante a concentração dos manifestantes, que ocorreu por volta das 8h30 na Praça Santos Andrade, no Centro, policiais militares que realizavam patrulhamento na região abordaram aproximadamente 50 pessoas do movimento ‘Black Bloc’, que estavam com os rostos cobertos.

Segundo a polícia, seis deles, sendo três menores, portavam materiais explosivos caseiros, estilingues, bombas de tinta sprays, bolinhas de gude e fogos de artifício e uma máscara preta.

Depredação

continua após a publicidade

Posteriormente, os manifestantes atacaram e depredaram uma unidade móvel da Rede Massa e um carro da equipe da RPCTV foi pichado. No total, 27 pessoas foram detidas até o início da tarde e encaminhadas para o Centro de Triagem, montado na Companhia Independente de Polícia de Guarda (CIPGd), localizado próximo ao Palácio Iguaçu, no Centro Cívico. A Polícia Civil afirmou que dará o encaminhamento às investigações para descobrir os responsáveis pelas ações de vandalismo e dano.

Apreendidos

continua após a publicidade

Levantamento divulgado pela Polícia Militar apontou que materiais de diversos tipos foram apreendidos com os manifestantes. Entre eles estão: um canivete de metal, máquina de choque, celular, martelo, pacote de pregos de metal, máscara, estilingue de madeira com elástico, lona TNT, recipiente de vidro, luva emborrachada, cava de couro, luva de MMA, garrafa de bebida alcoólica, fluído inflamável e máquina fotográfica.

Além destes, a Polícia apreendeu outros itens, estes em maiores quantidades. São eles: duas bombas de fumaça, duas bexigas com tinta, duas toucas balas clavas, três mochilas, três tintas spary, quatro camisetas, oito máscaras cirúrgicas, nove pilhas, dez bombas explosivas, além de 12 caixas de fogos de artifício e 105 bolas de gude.