Quando você aperta o alarme do seu carro, você volta e confirma se o veículo foi realmente fechado? Pois deveria. Um novo golpe tem sido usado por uma quadrilha em Curitiba e foi descoberto por policiais da Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos (DFRV). Na semana passada, Vinicius Nunes da Silva, de 34 anos, foi preso suspeito de furtar vários carros em estacionamentos.

continua após a publicidade

Segundo a polícia, Vinicius usava um aparelho pequeno, semelhante aos controles de acionamento dos alarmes, que impedia que os veículos fossem fechados pelos proprietários. Ele ficava em pontos estratégicos de estacionamentos de shoppings e outros grandes locais, como supermercados e faculdades. Ao apertar o botão do controle ele desativava todos os alarmes que estavam ao redor.

Vinicius foi preso com uma Mercedes C200, um carro avaliado em aproximadamente R$ 200 mil, que foi furtada usando o aparelho. “No momento em que o proprietário do carro acionava o alarme, ele entrava em ação bloqueando este sinal através do dispositivo, deixando o automóvel alvo aberto sem que a vítima percebesse”, explicou o delegado Cassiano Aufiero.

O objetivo do suspeito, além de levar o carro, era também pegar objetos das vítimas que estavam no interior dos veículos, conforme informou a DFRV. O homem, que já era investigado há certo tempo, foi preso em flagrante na região do Jardim Botânico, no momento em que conduzia a Mercedes, que já estava com as placas trocadas.

continua após a publicidade

Segundo a polícia, a DRFV já possui informações de que Vinicius agiu em pelo menos quatro shoppings, três supermercados e uma faculdade somente em Curitiba. “A preferência era por veículos de luxo e, se não conseguisse levar o veículo por ligação direta ou não encontrar a chave reserva no porta-luvas, o que era corriqueiro, Vinícius levava todos os objetos de valor que encontrava”, disse o delegado.

Vinicius foi encaminhado à carceragem da DFRV e está à disposição da Justiça. A Mercedes foi recuperada e devolvida ao proprietário. Segundo a polícia, o homem já tinha muitos antecedentes em São Paulo. “Uma ficha criminal extensa, com passagens por furto, roubo, estelionato e receptação”, contou Cassiano Aufiero. Agora, Vinicius responderá também por receptação, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e furto qualificado.

continua após a publicidade

Alerta

O delegado aproveitou para alertar aos motoristas para que jamais deixem a chave reserva dos veículos dentro do porta-luvas, junto ao manual do veículo. “Primeiro, que é mais seguro guardar em outro local longe do veículo. Segundo, que em um caso como o da ação deste homem, ele aproveita que a chave está ali e leva o carro embora”, explicou o delegado.

Outra orientação feita pelo delegado-titular da DFRV é para que as pessoas sempre voltem e chequem se o veículo foi realmente trancado. “Essas pessoas geralmente não são violentas e não vão agir se você perceber. Então, mesmo que aperte o alarme, confirme se o vidro foi fechado, se o carro foi realmente trancado, porque o sensor é muito preciso e você pode ter uma infeliz surpresa ao voltar para o veículo”.

Para a prática do crime o suspeito utilizava um equipamento que cortava o sinal do alarme. Foto: Aliocha Maurício.