Um acidente envolvendo um carro e um trem bloqueou parcial da Avenida Munhoz da Rocha, no bairro Bacacheri, em Curitiba, na manhã de ontem. De acordo com a América Latina Logística (ALL), responsável pelo trem acidentado, o motorista do automóvel cruzou a linha férrea sem respeitar a sinalização e atingiu a locomotiva. Não houve feridos.

continua após a publicidade

O trem tinha 44 vagões vazios, e estava se deslocando de Curitiba para Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba. Este foi o segundo acidente envolvendo trens e automóveis.

 

Em Pinhais, na noite da última terça-feira, um carro também não respeitou a sinalização para parar antes da linha férrea e atingiu um trem. Uma mulher, de 32 anos, morreu a caminho do hospital. Os outros três ocupantes do automóvel ficaram feridos, sendo um deles em estado grave.

continua após a publicidade

Pelo Código Brasileiro de Trânsito, a linha férrea é preferencial em um cruzamento. Assim, o motorista que vai transpor a linha férrea precisa parar completamente para verificar se nenhuma composição se aproxima.

Pela sua estrutura, um trem pode demorar até um quilômetro para parar completamente após acionar os freios. Cruzar os trilhos sem parar é uma atitude considerada infração gravíssima. O condutor pode ser punido com 7 pontos na carteira de habilitação, além de multa de R$ 186,39.

continua após a publicidade