Onze bairros de Curitiba devem ter um maior policiamento em suas ruas durante os próximos meses. É o que promete a Polícia Militar que, através do Comando do Policiamento da Capital (CPC), iniciou ontem mais uma etapa da Operação de Complementação Preventiva. A partir de dados do geoprocessamento – uma espécie de mapeamento da criminalidade na capital -, foi possível detectar quais bairros têm o maior número de ocorrências policiais e necessitam de uma atuação mais enérgica.
Na etapa de ontem, equipes dos batalhões da capital e da Companhia de Choque saíram às 16h30 do Quartel Central, no Rebouças, em direção a quatro bairros: Sítio Cercado, Pinheirinho, Xaxim e Cidade Industrial de Curitiba. A operação, segundo o coronel Aveline Novakoski, comandante do CPC, teve ações personalizadas e adaptadas às necessidades de cada região, de forma a coibir a criminalidade e dar sensação de segurança à população.
O coronel ainda explicou que os 11 bairros constantes na lista serão priorizados por apresentarem quase 50% do total de ocorrências registradas pela PM. Porém, os outros bairros que não constam na lista continuam a ser atendidos com o policiamento normal.
Antes da saída das equipes, o comandante fez a seguinte recomendação aos policiais: "Tenham todo cuidado durante o desenrolar da operação. As pessoas merecem respeito e a nossa consideração. A presença do policial é para gerar sensação de segurança e jamais uma situação inversa."