As equipes do 16° Batalhão de Polícia Militar (16° BPM) apreenderam, desde a última sexta-feira (7) até a noite de domingo (9), mais cinco armas de fogo que circulavam sem documentação na região de Guarapuava, no interior do Estado. A primeira ação foi na manhã de sábado, no município de Candói, devido a uma denúncia anônima. Os policiais abordaram um bar onde estaria uma pessoa armada, de acordo com denúncias.
Após as vistorias, a equipe encontrou uma espingarda de calibre 32, de marca nacional, sem que a posse fosse configurada. Já na madrugada do sábado (8), no centro da cidade de Guarapuava foi feita uma abordagem de rotina a um veículo Monza. “Os policiais suspeitaram do carro, onde acharam um revólver calibre 38 que continha numeração raspada”, afirma o tenente Diogo Andrade Ferreira dos Santos, porta-voz do 16° BPM. Ao proprietário, de 55 anos, foi dada voz de prisão por porte ilegal de arma.
A continuidade das ações deu-se em decorrência de uma informação repassada à PM por uma mulher, segundo a qual seu pai estava em estado de embriaguez ameaçando toda a família com uma arma de fogo. Na residência foi encontrada embaixo de uma das camas uma espingarda calibre 32, sem número de série, motivando voz de prisão ao homem de 42 anos.
A quarta apreensão ocorreu em Turvo, pelos policiais do Destacamento Policial Militar (DPM). Uma pessoa foi agredida por outras duas, o que a levou a atirar seis vezes contra a dupla e, mais tarde, informar o ocorrido à PM”, relata o tenente. A polícia então orientou o autor dos disparos para que se apresentasse no DPM, onde seriam tomadas providências. Foi apreendido um revólver de calibre 22.
As outras pessoas envolvidas no confronto foram identificadas no hospital Bom Pastor, onde tratavam seus ferimentos provocados pela arma apreendida. “O autor dos disparos tem 28 anos. Já os outros dois envolvidos, atingidos na coxa e no braço, têm 22 e 23 anos”, acrescenta o tenente. A última ação da unidade foi no domingo, quando os policiais atenderam uma ocorrência de violência doméstica, em Palmeirinha. Foi localizada no interior da casa uma espingarda calibre 22.
O proprietário tem 42 anos e foi encaminhado também para a 14ª Subdivisão Policial. “Ele estava ameaçando uma moça para ela voltar a morar com ele, a qual nos informou a respeito do caso”, disse o tenente. Os suspeitos, assim como o armamento apreendido foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil.