Mais bandidos nas ruas

t8x090205.jpg

Tiroteio no meio da rua: fugitivos
bateram com uma viatura
e trocaram tiros com a polícia.

Aproveitando o feriado de carnaval, 16 presos escaparam do xadrez nas últimas horas. Seis deles fugiram da Delegacia de Bocaiúva do Sul e outros dez da DP de Guaratuba, no litoral do Paraná. Até a tarde de ontem, apenas dois fujões foram recapturados.

Bocaiúva

Quando foi fazer a ronda de rotina pelo corredor da carceragem da delegacia de Bocaiúva do Sul, o plantonista foi atacado por presos, por volta das 22h de segunda-feira. O ferrolho de uma das portas das celas havia sido serrado, mas mantido aparentemente intacto. Dos 16 presos, apenas seis aproveitaram a oportunidade. Já em Pinhais, os fugitivos trocaram tiros com policiais militares e o assaltante Jair Pires dos Santos, 23 anos, morreu depois de ser levado ao Hospital Cajuru. Os outros presos foram recapturados.

A cela se abriu de repente e o plantonista, que é funcionário da prefeitura local, foi rendido com uma faca de cozinha. Como estava sozinho da delegacia, ele foi obrigado a abrir outras celas, mas a maioria dos presos se recusou a sair. Os fugitivos levaram duas armas, calibre 12, duas carabinas e dois revólveres, calibre 38, e as chaves da viatura. Para chegar a Pinhais, eles pegaram o Monza do plantonista. E foi com esse carro que os detentos foram encontrados por policiais militares da Rone.

Perseguição

Ao sair das celas, os fugitivos esqueceram a chave da carceragem, o que possibilitou ao plantonista dar o alerta em poucos minutos. Uma viatura da Rone conseguiu encontrar o Monza e perseguiu o veículo pela Estrada da Graciosa até próximo ao cruzamento com a Avenida Jacob Macanhan. Lá, os fugitivos colidiram com uma viatura do Regimento de Polícia Montada, RPMont. O Monza capotou. Houve troca de tiros com os policiais e Jair e Vagner Calegari, foram baleados. Vagner foi atingido no olho e permanece internado.

Foram recapturados o irmão de Vagner, Adenilson Calegari, João Cláudio Lourenço, presos por assalto, Paulo César Lima, detido por lesão corporal, e Paulo César Lima, por ameaça. Todos os objetos levados da delegacia foram recuperados.

Buraco no teto e a liberdade …

No litoral, os presos fizeram um buraco no teto da carceragem, deslocaram uma telha e deixaram o local, por volta das 4h15 de ontem. Dos 63 presos, dez conseguiram deixar a cadeia. Os outros foram contidos pelos plantonistas.

Escaparam do xadrez: os assaltantes Adriano dos Santos Gadotti, Fabiano Vieira, Jeferson Ventura, Márcio de Oliveira e Eraldo Armando. Renato dos Santos e Mateus Maciel de Jesus Rocha, que cumpriam pena por furto. Além do traficante Osmar Lopes Júnior, do receptador Júlio César Ferreira e de Airton Salvador, que tem mandado de prisão.

De acordo com os plantonistas, o 11.º detento que foi tentar sair pelo telhado foi impedido e acabou se machucando. Os policiais levaram-no para o Pronto Socorro para ser medicado e lá encontraram o assaltante Eraldo Armando, que foi levado de volta para o xadrez. Ele havia sofrido algumas lesões na fuga e teve que baixar hospital.

Outro preso recapturado foi Renato dos Santos. Ao pular do telhado, ele quebrou as duas pernas. Mesmo assim, foi para casa. Ontem pela manhã, sua mãe o levou de volta para a delegacia e o entregou aos policiais.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo