Mãe e filho são julgados por matar vizinhos no Uberaba

Pela segunda vez no mês, mãe e filho sentarão juntos no banco dos réus, no Tribunal de Júri de Curitiba. No último dia 15, os ciganos Vera Petrovich e Pero Theodoro Petrovich foram inocentados de assassinar Giovanna dos Reis Costa, 9 anos, em 2006. Hoje, é a vez do julgamento de Jonas Vargas de Lima, 29, e sua mãe, Leocir de Fátima Fontoura, 49. Ela é acusada de instigar o filho a matar, a golpes de facão, seus vizinhos Analdo Cunha e Acir Santos Medeiros.

O crime ocorreu em 25 de janeiro de 2007, na Rua Nicodemus Zeglin, no Uberaba. As vítimas estariam há algum tempo discutindo com os autores, por conta da construção de uma garagem, em um terreno que pertencia à prefeitura e estava sendo invadido. Dias depois do crime, Jonas se apresentou à polícia e teria declarado ao delegado Paulo Padilha, na época lotado na Delegacia de Homicídios, que matou Analdo e depois foi atrás de Acir, incentivado pela mãe.

No júri de hoje, Jonas e Leocir serão defendidos pelos advogados Sérgio Javorski e Matheus de Almeida. Para Jonas, eles usarão a tese de legítima defesa e defesa da mãe, já que Leocir teria sido agredida pelas vítimas antes do crime. Para a mãe, os advogados trabalham com a negativa de autoria. A sessão, que começa às 9h, será presidida pelo juiz Daniel Avelar e terá como promotora Lúcia Inez Giacomitti Andrich.