A Universidade Federal do Paraná (UFPR) deve questionar a informação que um calouro precisou ser internado devido a abusos que teriam sido cometidos por veteranos durante o trote na sexta-feira.

continua após a publicidade

O estudante João Francisco Nogueira, de 17 anos, aprovado no curso de Geografia, foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital das Nações. De acordo com a família do rapaz, ele estaria em coma alcoólico.

A mãe do estudante, Maria Lúcia Medeiros, diz que houve falhas na organização do trote. Ela conta que se dirigiu ao campus Agrárias assim que soube da aprovação do filho.

Ao chegar no local, encontrou o adolescente estendido no chão, sem qualquer tipo de auxílio. “Ele ficou caído por mais de uma hora. Não havia supervisão das atividades dos alunos ou qualquer assistência”, diz.

continua após a publicidade

Maria Lúcia acusa os veteranos do curso de Medicina a induzir o calouro a ingerir bebida alcoólica junto com outras substâncias. Além dos resultados da bateria de exames pelos quais João Francisco foi submetido, a mãe do estudante espera que a universidade preste esclarecimentos sobre o que realmente ocorreu, para só então tomar qualquer medida.

Abusos

continua após a publicidade

Segundo a assessoria de imprensa da UFPR, a instituição entende que é preciso analisar com cuidado o ocorrido, já que considera muito curto o tempo em que o estudante levou para ser alcoolizado a ponto de perder os sentidos.

A universidade também ressalta que prestou toda a assistência possível ao calouro, solicitando a ambulância que o encaminhou ao hospital assim que tomou conhecimento do incidente, por volta das 15h29. A assessoria da UFPR salienta que combate os excessos durante a festa de divulgação dos aprovados no vestibular.