A maconha foi a principal droga apreendida pela Polícia Civil no ano passado, no Paraná, correspondendo a mais de 90% do total de 12,97 toneladas de entorpecentes retirados de circulação pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), no ano passado. A maior parte, em Curitiba e região metropolitana.
O total é quatro vezes maior que as apreensões do ano anterior, feitas pela divisão. Foram 12,03 toneladas de maconha, 407,29 quilos de crack, 192,8 quilos de cocaína, 40,56 quilos de haxixe, 4.503 comprimidos de ecstasy, 219 pontos de LSD e 14.040 frascos de lança-perfume. O delegado Alan Flore atribuiu o aumento das apreensões ao aprimoramento do trabalho da Polícia Civil, tanto na área operacional quanto na de inteligência.
O combate ao tráfico de drogas, segundo Alan, é essencial para evitar outros crimes, como homicídios e roubos. “Onde tem tráfico de drogas, podemos acreditar que existe uma região de violência”, afirmou. Por isso, de acordo com ele, a Denarc tem investido não somente na procura de grandes traficantes, mas também do chamado “tráfico de biqueira”, que leva as drogas até os usuários.