Limpa-fossa explode e mata gerente de posto

A explosão de um caminhão, que limpava a fossa de um posto de combustíveis, matou um homem, no final da manhã de ontem, no Tarumã. Renivaldo Pereira dos Santos, 29 anos, gerente do posto, foi atingido pela tampa do tanque e morreu na hora. O acidente aconteceu às 11h40, na Avenida Victor Ferreira do Amaral, próximo ao Estádio Pinheirão, na pista sentido Pinhais.

Conforme foi apurado pela polícia, um funcionário do Grupo Taborda estacionou o caminhão placa BMF-7025, ao lado da loja de conveniências, para limpar as caixas de decantação.

O gerente conversava com funcionários, atrás do veículo. O tanque, onde era armazenado o conteúdo retirado da fossa, explodiu e a tampa traseira foi arremessada. Após atingir Renivaldo, a tampa quebrou o muro de uma loja de carros e atingiu alguns veículos que estavam à venda.

Vácuo

Ari Valdir, que é empresário do ramo de limpeza de fossas, explicou que possivelmente houve erro no manuseio dos equipamentos do caminhão. “Acredito que em vez de sugar, ocorreu um contravácuo. Isso estanca o caminhão e, se não abrir a alavanca de escape, que serve para retirar o ar do tanque, ele explode”, explicou. Um laudo do Instituto de Criminalística deve apontar nos próximos dias o que motivou a explosão.