Os crimes de latrocínio (roubo com morte) ocorridos ano passado, em Curitiba, diminuíram cerca de 42%, em comparação a 2006. O dado foi revelado pelo delegado Rubens Recalcatti, titular da Delegacia de Furtos e Roubos. Segundo ele, o combate às quadrilhas de assaltantes e o policiamento ostensivo, feito pela Polícia Militar, são alguns fatores que ajudaram na redução dos crimes.
De acordo com o delegado, os registros são referentes apenas a casos atendidos pela DFR, uma vez que muitos assassinatos com roubo não são encaminhados à delegacia especializada por terem autoria conhecida. Nessas situações, a delegacia da área onde ocorreu o crime é responsável pela investigação.
Números
Em 2006, a DFR abriu 31 inquéritos de latrocínio. Destes, 12 foram solucionados e os autores, presos, o que equivale a 38% dos crimes elucidados. Em 2007, a delegacia registrou 18 roubos com morte. Destes, sete estão solucionados. Apesar de o número de latrocínios ter reduzido, manteve-se em 38% a média de elucidações. Com o desfecho dos sete casos deste ano, 17 pessoas foram presas. ?Isso mostra que a maioria dos latrocínios não é cometida por apenas uma pessoa, mas por quadrilhas?, disse o delegado.
O delegado ressaltou a importância da ajuda da população, que cada vez mais sente-se encorajada a denunciar, e das testemunhas, que vão até a delegacia e fornecem as características físicas para a confecção do retrato falado.
Outro aliado nas investigações é o arquivo da DFR, com cerca de 100 mil fotos de bandidos.