Nem tampas de bueiro estão sendo ignoradas pelos ladrões. Prova disso foi a prisão realizada por policiais militares na última quinta-feira, em Pinhais. Luiz Alberto Vicente, 21 anos, e um adolescente (16) foram presos quando carregavam tampas de bueiro quebradas, que seriam vendidas para um ferro-velho da região. Segundo o delegado Gerson Machado, ocorrências desse tipo estão sendo constantes no município. “A situação está feia. Os marginais estão furtando de tudo” comentou o policial, exemplificando que além do furto de fiação da rede elétrica e de telefone (prática comum) agora chegou a vez das tampas de bueiro. Nesse caso específico, o interesse é pelo ferro fundido, que é vendido para os ferros-velhos a R$ 5,00 a tampa.
Através de uma denúncia, PMs chegaram até os marginais. “Havia solicitações revelando que tampas de ferro da Sanepar estavam sendo furtadas. Os policiais encontraram os acusados entrando no ferro-velho, na Uirapuru”, relatou o delegado. Luiz negou ter furtado o material e disse que só estava acompanhando o adolescente. “Ajudei a carregar as tampas”, contou.
Além do prejuízo que o furto dá à Sanepar, que precisa repor as tampas, também pode provocar graves acidentes, já que o bueiro fica aberto. “É fácil uma pessoa desavisada cair no buraco, à noite. E até mesmo um carro ou uma bicicleta, o que pode provocar sérias conseqüências”, lembrou o delegado, que pede à população para que continue denunciando, mesmo que anonimamente, os autores de furtos. O fone da delegacia é 667-1598.