Alberto Melnechuki
Largo da Ordem ?respira
aliviado? após prisões.

O delegado Rubens Recalcatti, da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), deverá apresentar hoje os envolvidos nos arrombamentos de carros e furtos de aparelhos de som que agiam no Largo da Ordem. Sabe-se que o casal de namorados, Thereza Gleiser, 22 anos, conhecida por ?Tetê?, e Tarzo Mário Dias, 24, estão presos desde a noite de quinta-feira passada, quando foram apanhados por policiais militares no próprio Largo da Ordem. Há informações de que outras prisões aconteceram no fim de semana, o que poderá proporcionar um pouco de tranqüilidade aos proprietários de veículos que precisam estacionar naquela região.

continua após a publicidade

As imagens exibidas há uma semana, pela reportagem da TV Paranaense, denunciaram como agem os marginais no centro histórico de Curitiba, inclusive guardadores de carros, que recebem o dinheiro da vítima e em seguida arrebentam a porta do automóvel que supostamente iriam cuidar, para furtar objetos e aparelhos de som. Vários indivíduos foram mostrados praticando os furtos – dentre eles o casal de namorados e dois policiais militares – e a partir de então passaram a ser identificados pela polícia.

PMs

As cenas também complicaram a vida de dois policiais militares – soldados Altenes Pinheiro, 37, e Adriano Fronza, 34, ambos lotados no 12.º Batalhão – flagrados entrando em um carro e retirando o toca-fitas e o celular do proprietário. Os dois foram presos no dia seguinte e além de responder a inquérito policial militar, também serão submetidos a avaliação de um Conselho de Disciplina, que poderá optar por expulsá-los da corporação.

Ontem, o delegado Recalcatti, responsável pela investigação – que conta também com a participação da Polícia Militar – afirmou que falará sobre as investigações hoje pela manhã. Ele não quis comentar a continuidade dos trabalhos, mas deu a entender que outras pessoas ligadas aos furtos de aparelhos de som no setor histórico da cidade foram presas no fim de semana.

Orkut

continua após a publicidade

Depois da reportagem publicada no sábado pela Tribuna, informando que dezenas de pessoas que se sentiram lesadas estavam postando mensagens na página do Orkut de ?Tetê?, a conta da jovem foi cancelada. Por volta do meio-dia de sábado, não foi mais possível acessar seu perfil. Também a comunidade criada ?Tetê levo o som do carro (sic)? foi cancelada. Desde quando as imagens da jovem foram exibidas na televisão, furtando com o namorado um aparelho de som, mais de 100 recados foram postados na página da estudante de psicologia. Alguns de seus amigos tentavam defendê-la, mas a maioria a atacava com palavras de baixo calão. Eram pessoas que tiveram seus carros arrombados e aparelhos roubados, no centro histórico de Curitiba.