Por seis votos a um foi absolvido ontem, pelo Tribunal do Júri de Fazenda Rio Grande, o comerciante Vicente Elias da Silveira, 53 anos. Ele foi julgado pelo assassinato do adolescente Ricardo Carvalho, 16, que aconteceu no dia 6 de julho de 1996. O menor foi morto com um tiro de espingarda calibre 36. O julgamento teve início às 9h de ontem e terminou às 13h.
O advogado Matheus Gabriel Rodrigues de Almeida explicou que o homicídio foi desqualificado de doloso para culposo, na modalidade imprudência. A juíza Luciane Tessoroli condenou o comerciante a prestar serviços à comunidade durante quatro anos. Diante do resultado do júri popular, o promotor Paulo Conforto pediu a suspensão condicional do processo.
De acordo com a acusação, um grupo de jovens estava reunido em frente ao bar de Vicente, na Rua Rio Juruá, quando ele disparou um tiro à esmo e atingiu fatalmente o garoto. Já a defesa garantiu que o grupo estava batendo na porta do bar, querendo entrar. Ao sair para dizer aos jovens que não iria abrir o estabelecimento, Vicente teria levado uma facada na mão.