Em 20 segundos, Márcio Aurélio de Mello Xavier, 18 anos, furtou um carro, usando uma mixa. Mas sua habilidade não foi suficiente para evitar a prisão. Alguns minutos depois, foi apanhado por policiais militares do Regimento de Polícia Montada (RPMont), às 22h de terça-feira, no Boqueirão. A prisão aconteceu antes mesmo de a vítima ter prestado queixa do sumiço do veículo. O autor do furto mora com os pais, em Colombo, mas foi passar algumas noites na Delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.
Durante patrulhamento pela Rua Hipólito da Costa, os PMs notaram o Tempra, placa AEC-7789, sendo seguido por um Gol branco. “Achamos suspeita a situação e tentamos uma abordar o veículo”, relatou o cabo Odirley. Ao perceber que seriam parados pela polícia, os dois carros aumentaram a velocidade e tentaram despistar os PMs, entrando na Rua Raggi Izar. “O Tempra foi abandonado e dois indivíduos saíram do carro”, afirmou o policial, completando que o Gol seguiu o caminho sem sequer diminuir a velocidade.
Segundo a polícia, os ocupantes do Tempra fugiram tomando rumos diferentes, mas o escolhido para ser perseguido foi o condutor do carro. Depois de perseguição “na corrida”, Márcio foi detido. Ele confessou o furto e alegou que iria apenas retirar o som do carro. “Eu estava sozinho”, afirmou o jovem, muito embora os policiais tenham visto uma segunda pessoa em sua companhia.
Facilidade
Márcio disse ter escolhido o Tempra – entre vários veículos estacionados em frente a uma igreja na Vila Hauer – porque consegue abri-lo em apenas 20 segundos. “Com mixa (chave falsa) é rápido, como se fosse a chave verdadeira”, justificou. Ele revelou que, com uma faca de cozinha e uma lima, essa ferramenta é feita com facilidade.
O ladrão é solteiro, estudou até a 8.ª série, mora com os pais e ganha dinheiro com bicos, de acordo com suas declarações. Quando menor, conforme contou, teve várias passagens pela polícia, algumas delas por furto de veículos.