O secretário de Estado da Segurança Pública, José Tavares, anunciou ontem, em Londrina, a formação do Grupo Especial de Combate ao Narcotráfico, que reunirá integrantes das polícias Civil, Militar e Federal. O grupo terá uma sede própria em Londrina e deverá entrar em operação nos próximos dias. Representantes das três instituições já iniciaram o planejamento das ações da nova unidade de combate ao crime.
Segundo o secretário, as ações do novo grupo serão diretas e contínuas, com integração total entre as polícias estaduais e o setor de inteligência da Polícia Federal. “O tráfico de drogas é uma das molas propulsoras da violência. Por isso criamos este grupo, que vai agir com muito profissionalismo e rigor”, prometeu.
Tavares conversou também com o prefeito em exercício de Londrina, Tercílio Turini. O objetivo é contar com o apoio do setor de assistência social do município para a questão do envolvimento de menores com drogas. “A droga é um problema social que acaba virando um problema policial”, disse Tavares. “É essencial a participação do município para a orientação e o apoio aos menores”, completou. No primeiro semestre deste ano, em Londrina, aconteceram 270 apreensões ou prisões em casos de envolvimento de menores com drogas. O número é superior a todos os casos do ano passado, quando foram registradas 74 apreensões ou prisões. O secretário permanece em Londrina e, hoje, deve se reunir com representantes do Poder Judiciário, para que eles também possam colaborar nas ações do novo grupo.