Comerciantes e moradores do bairro Jardim Botânico foram, na manhã desta quinta-feira (13), até a esquina das ruas Lothario Meissner e Engenheiro Ostoja Roguski, conferir a chegada do Módulo Móvel Itinerante (MMI), da Guarda Municipal de Curitiba. O módulo ficará instalado neste local por 15 dias.
A Operação está em sua 7ª edição neste ano e percorreu 25 regiões da cidade no ano passado, com o objetivo de aproximar a população da Guarda e proporcionar mais tranquilidade à comunidade. Após a Operação, as ações de rondas e monitoramento das áreas beneficiadas se mantém intensificada.
A presidente do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) do Jardim Botânico, Fátima Maia, comemorou. “Para nós, a Operação em nosso bairro é um marco”, disse. “Estamos muito satisfeitos com esta conquista em prol da nossa comunidade”.
Fátima explicou que o Conseg tem uma parceria forte com a Guarda Municipal, sempre presente nas ações da comunidade. “Por isso, eu sempre incentivo os moradores que liguem para o fone 153, da Guarda, para fazer denúncias ou sugestões, pois esta aproximação é muito importante”, disse.
O diretor da Guarda Municipal de Curitiba, inspetor Cláudio Frederico de Carvalho Carvalho, também falou sobre a importância da integração da comunidade com a Operação.
“Pedimos a máxima participação da população, através de denúncias que podem ser feitas para o 153, o que é fundamental para a otimização do nosso trabalho”, disse.
Silene Negrello, que vive há mais de 50 anos no Jardim Botânico, foi até o local para acompanhar de perto o início da Operação. “Acredito que o bairro ficará mais tranquilo, pois a ação de vândalos e criminosos será inibida pela presença da Guarda”, comentou. “Para nós, é importante este olhar do poder público sobre a nossa região, é uma resposta à nossa solicitação”, disse.
Para a presidente da Associação dos Moradores do Jardim Botânico, Helen Braga, a chegada do módulo móvel da Guarda trará mais tranquilidade aos moradores do bairro, aos muitos estudantes que circulam diariamente pela região e aos frequentadores do Jardim Botânico, ponto turístico mais visitado de Curitiba.
“Temos um vínculo muito próximo com a Guarda Municipal e estamos satisfeitos com a ação deles em nossa região”, disse Helen. “O Conseg tem uma boa parceria com a Guarda, que deve ser mantida e fortalecida cada vez mais”.
Nos próximos 15 dias, o módulo itinerante da Guarda ficará no Jardim Botânico, com presença constante de agentes. “Além disso, em um raio de um quilômetro, haverá rondas 24 horas, com viaturas e motos da Guarda Municipal”, explicou o diretor da Guarda. Dentro do Jardim Botânico, também há presença da Ciclo Patrulha.
Também participaram do início da Operação MMI no Jardim Botânico representantes de outros Consegs e associações de moradores da região, o administrador regional da Matriz, Maurício Figueiredo Lima Neto, e o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, Paulo Salamuni.