Além de dividir a mesma casa, os irmãos Lucas e Gilmar de Araújo Jambeiro, 19 e 22 anos, vão para a mesma cela no Centro de Triagem II, em Piraquara, porque um deles perdeu a carteira de motorista durante assalto a uma lotérica.
Os suspeitos usavam uma estratégia para aumentar a “renda” do crime. Um deles depositava determinado valor na lotérica e, minutos depois, reavia a quantia no assalto. Há informação que, em seguida, retirava o depósito em um caixa eletrônico, para usá-lo em outro assalto.
Os dois foram presos na tarde de terça-feira, por investigadores da Delegacia de Furtos e Roubos (DFR), em cumprimento a mandados de prisão temporária, solicitados pelo delegado Guilherme Rangel. Eles foram reconhecidos por vítimas de um roubo no Jardim das Américas, dia 6, e de outro na Rua Carlos de Carvalho, centro, dia 11, segundo a polícia.
Distraído
O delegado disse que os dois só foram identificados, porque, em um dos assaltos, Gilmar deixou cair a carteira de motorista. “As imagens do sistema de segurança mostravam claramente ele e o irmão praticando o crime. Fomos até a casa onde moravam e cumprimos os mandados”, explicou Guilherme. Na casa foi apreendido um revólver calibre 38.
O delegado explicou que Lucas, com o revólver dominava as vítimas, enquanto o Gilmar pulava o balcão de atendimento e roubava o dinheiro. “Quem reconhecê-los como autores de algum tipo de crime, pode procurar a DFR ou ligar no 3218-6100”, solicitou Guilherme.
A conta corrente de Gilmar deverá ser investigada, pela suspeita que logo depois do assalto, eles sacavam o valor no caixa eletrônico e imediatamente partiam para outra lotérica, para fazer novo depósito e consequentemente outro assalto.
Aviso
Na semana passada, proprietários de lotéricas receberam um comunicado da Caixa Econômica Federal alertando para a prática dos irmãos Jambeiro. No documento havia um alerta para não aceitar depósitos em nome de Gilmar, e caso isso acontecesse, ficar atento para a possibilidade do assalto. O dono de uma lotérica, que preferiu não se identificar, disse que vários estabelecimentos foram assaltados nos últimos dias.