Só porque foram defender um amigo de uma agressão, os irmãos ajudantes de eletricista Valdemir e Valderi Geffer de Lima, 19 e 31 anos, foram jurados de morte.
A ameaça foi cumprida no início da madrugada de sábado (05), quando os irmãos tiveram a casa invadida por três marginais e foram baleados. Valdemir morreu na Rodovia dos Minérios, já quase em Curitiba, dentro da ambulância da prefeitura de Itaperuçu, que quebrou e ficou esperando a chegada de outra ambulância do Samu.
O crime ocorreu dentro da casa dos irmãos, no Jardim Itaú, em Itaperuçu. Segundo contou um terceiro irmão deles, Valmor, a origem de tudo ocorreu há uma semana.
Valdemir e Valderi viram um amigo, que estava bêbado, ser agredido na rua. Os agressores não gostaram de ver os irmãos defenderem o amigo e prometeram matá-los.
No sábado, havia uma festa de aniversário de uma criança, na casa dos vizinhos. Segundo Valmor, os irmãos escutaram um barulho e, quando um deles foi pedir que os vizinhos não fizessem tanto barulho, descobriu que não era da festa o que ouviam.
Era a casa deles sendo invadida por três homens. Um deles atirou contra as vítimas. Uma ambulância de Itaperuçu foi chamada para socorrer os dois. Mas o veículo quebrou no meio do caminho e teve que ser rendido por uma ambulância do Samu, chamada pra terminar o socorro.
Para Valmor, a espera na rodovia foi fatal para um de seus irmãos, que morreu na ambulância. Já o outro, Valderi, foi levado ao hospital, onde permanece internado em estado grave.