Eduardo e Tiago Pereira, 25 e 18 anos, são unidos pelo sangue de família e das vítimas que assassinaram. O mais velho fugiu na manhã de domingo, da delegacia de Fazenda Rio Grande, após ação de bandidos integrantes da gangue "Os Demais", que invadiram a cadeia e o libertaram. Eduardo cumpria pena de 20 anos de prisão por crime de morte, tráfico de drogas e assaltos. O irmão caçula – porém não menos perigoso – Tiago, tentou fugir da cadeia de São José dos Pinhais, no mesmo dia em que Eduardo fora arrebatado em Fazenda Rio Grande. Ele chegou a cavar um pequeno túnel entre os cubículos do xadrez, mas não teve êxito na fuga. Tiago Pereira, acusado de oito homicídios, tem julgamento marcado para a próxima semana. Os irmãos são conhecidos pelo modo brutal como matam as vítimas e também por "exterminar" testemunhas para anular pistas que os identifiquem como autores das barbáries.
Para impedir novas tentativas de libertar o mais jovem dos Pereira, a polícia transferiu Tiago ao Centro de Triagem II, em Piraquara. "Transferimos Tiago para o sistema penitenciário, que é mais seguro", disse o delegado Osmar Dechiche, titular da DP de São José dos Pinhais. Ele informou, ainda, que já tem o nome dos integrantes do grupo "Os Demais" que arrebataram Eduardo, em Fazenda Rio Grande. A gangue tem no "currículo" mais de dez homicídios, tráfico de drogas e assaltos.
O superintendente Altair Ferreira, da delegacia de São José dos Pinhais, disse crer que o grupo não tentou invadir o xadrez, como havia feito no município vizinho, porque a segurança na delegacia havia sido reforçada para o Referendo do Desarmamento. "A segurança impediu a invasão. Tanto é que o Palio placa ADQ-2010, usado em Fazenda Rio Grande, foi tomado em assalto aqui em São José", observou. De acordo com Altair, Eduardo foi preso por crimes praticados em São José dos Pinhais, mas foi transferido para outro município em virtude de participar de brigas de gangues rivais na cadeia.
Quem tiver informações sobre o paradeiro de Eduardo Pereira, 25 anos, pode entrar em contato com a delegacia pelo telefone 3283-5868. Não há necessidade de se identificar. "Este rapaz precisa voltar para a cadeia. É um elemento perigoso", destacou Altair.
28 estão foragidos
Até a tarde de ontem, continuavam livres 28 presos, dos 31 arrebatados na delegacia de Fazenda Rio Grande no último fim de semana. O delegado Antônio Rocha, titular daquela DP, informou que o objetivo dos quadrilheiros era colocar em liberdade o detento Eduardo Luiz Pereira, 25 anos, condenado por homicídio e que responde a vários processos por tráfico de drogas e assaltos. Os outros presos aproveitaram a oportunidade para fugir.
Continuam foragidos: Eduardo Luiz Pereira, Adriano de Paula, Adriano Ferreira Barreto, Afonso Luchetemberg, Alex de Oliveira Chaves, André Ricardo Buchanelli, Armando Silveira de Carvalho Júnior, Cláudio de Oliveira, Edenilson Lemes Mayer, Edionei Sales, Eduardo dos Santos Padilha, Ezequiel Rodrigues da Silva, Franklin Zacarias Rofino, Israel de Abreu, Jeferson Roberto Kluger, Jhony Fernandes de Jesus, Jorge de Oliveira Fernandes, José Carlos de Oliveira, José Lúcio Komandoski, Marcelo Venâncio Dias, Marcos Shiminoski, Paulo Augusto Oliveira Moreira, Reni César Pereira, Sidnei Mendes Lemes, Sidnei Nascimento e Thiago Martins Moreira.