A Polícia Federal em Foz do Iguaçu iniciou investigações para identificar os responsáveis pela remessa de mercadoria estrangeira, principalmente material de informática e eletrônico, sem o pagamento do tributo devido, usando os serviços da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos.
A ação começou no início desta semana, quando em operação com fiscais da Receita Federal de Foz do Iguaçu foram apreendidas diversas caixas com notebooks, câmeras digitais, filmadoras, placas e memórias de computador com notas fiscais visivelmente ?frias?. As mercadorias, destinadas a diversas cidades do País, foram avaliadas em R$ 80 mil. O inquérito policial irá investigar, ainda, possível envolvimento de funcionários dos Correios com essa atividade ilícita, o remetente (normalmente fantasma) e o destinatário. Acredita-se que algum site esteja oferecendo os produtos de elevado valor comercial, para vários estados da Federação.
As primeiras investigações já apontam algumas pessoas e seus respectivos endereços, que serão alvo de investigação e futuro indiciamento por crime de descaminho.