Investigação aponta novos suspeitos de matarem família

Suspeitas que recaíam sobre os irmãos Eloir e Derso de Paula, de terem matado uma família em Rio Branco do Sul, foram desfeitas. A polícia procura, agora, por três homens, parentes das vítimas, que foram apontados como os autores da chacina.

Abraão Miranda, 59 anos, a esposa dele, Isa de Oliveira Miranda, 58, e as filhas do casal, Vera, 28, e Rafaela, 15, e também Eber de Oliveira Faria, 22, namorado de Rafaela, foram mortos a pauladas na terça-feira da semana passada, na localidade de Limoeiro.

De acordo com o superintendente Mendes, da delegacia daquele município, Eloir de Paula, que estava preso, foi liberado e os quatro mandados de prisão revogados. "Estávamos trabalhando com duas linhas de investigação, não poderíamos descartar nenhuma hipótese até ter certeza de quem eram os autores", disse Mendes. Segundo ele, os autores da chacina são parentes das vítimas, e por esse motivo, a família demorou a acreditar e contar para a polícia exatamente os nomes e endereços de cada um.

Novos suspeitos

A polícia procura por Antônio Luiz Miranda, 46, que já possui cinco mandados de prisão a serem cumpridos e é foragido da Colônia Penal Agrícola, juntamente com seu irmão Osvaldo Miranda, 43, também com várias passagens pela polícia e mais de 18 anos preso na Penitenciária Central do Estado. O terceiro é Fabiano Miranda, 19, filho de Osvaldo e sem passagens pela polícia. "Eles moravam em Rio Branco do Sul, mas estão foragidos. São extremamente perigosos, mas logo vão estar na cadeia", garantiu o policial.

Segundo informações concedidas por testemunhas ao superintendente Mendes, no final da tarde de terça-feira, os irmãos Antônio e Osvaldo Miranda, juntamente com o filho Fabiano, chegaram à casa da família. Por volta de 21h, pediram que Abraão desse uma carona até o centro da cidade. Impossibilitado por se recuperar de uma cirurgia, ele solicitou que Eber fizesse a viagem. "Tudo indica que eles saíram da casa, mataram Eber e depois voltaram para eliminar a família", relatou Mendes.

Motivos

O motivo de tanta violência ainda não foi descoberto, mas a polícia investiga várias hipóteses. A principal delas é que seja crime passional, reforçado pela descoberta de que Fabiano estaria interessado em Rafaela, sua prima de segundo grau e namorada de Eber.

A outra é que, durante a carona, o rapaz discutiu com os três homens e foi morto; em seguida, o trio teria ido até a residência e, com medo de ser denunciado, cometeu a chacina. Na terceira hipótese levantada pela polícia, Abraão teria confessado que possuía um valor guardado e os três parentes teriam matado para roubar o dinheiro.

No terreno onde moravam as vítimas, residem outras três famílias e o clima de medo ainda se faz presente. Na noite de domingo, alguns indivíduos rondaram a região e inclusive a casa de Antônio Borges, cunhado de Abraão. Mais tarde, os homens foram vistos tomando cachaça em um bar da região. "A gente ficou com medo, chamamos a polícia, mas eles não acharam ninguém", disse Antônio, amedrontado.

"Alertamos a população para que, se avistarem um dos três foragidos, que liguem imediatamente para o 190 e avisem a polícia", finalizou o superintendente.

Crueldade que choca

Os corpos da família foram encontrados jogados no mato, a aproximadamente oito quilômetros da residência, em uma estrada secundária, na localidade do Limoeiro. O crime foi descoberto no fim da tarde de quarta-feira, quando o carro de Abraão foi encontrado queimado e, próximo ao automóvel, estava o rapaz, morto com uma pancada na cabeça. Na manhã seguinte, moradores localizaram a família. Isa e Vera estavam amarradas com um fio de luz, alguns metros adiante. também no meio do mato, em uma ribanceira, estava Rafaela. O corpo de Abraão foi encontrado no começo da estrada.

Abraão Miranda morava há muitos anos na zona rural de Rio Branco do Sul, não tinha inimigos e recentemente havia feito uma cirurgia cardíaca. Na casa, não havia sinais de luta, nem outro motivo que justificasse as mortes.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna
Voltar ao topo