Foram transferidas para Curitiba 11 das 30 pessoas presas no Rio Grande do Sul durante a Operação "Pontocom", realizada pela Polícia Federal (PF), na última quinta-feira. Eles desembarcaram na capital paranaense por volta das 21h e, segundo a superintendência da PF do Paraná, foram levados para o Centro de Observação Criminológica e de Triagem da Capital (COT).
As investigações da "Pontocom" foram feitas nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e na Bahia. Foram presas 39 pessoas acusadas de desviar, através via internet, dinheiro das contas de suas vítimas. O prejuízo foi estimado em R$ 1 milhão. A quadrilha já vinha atuando há pelo menos um ano. Em Curitiba, foram três os presos, um dos quais adolescente, acusados de crimes digitais. De acordo com a PF, os três são responsáveis pela elaboração de programas espiões, utilizados para roubar informações, principalmente senhas bancárias, de usuários da rede mundial de computadores.
Os presos transferidos para Curitiba foram encaminhados para a cidade porque o mandado de prisão foi expedido pela Justiça do Paraná, uma vez que as investigações começaram no estado.