Os tradicionais rádios das viaturas policiais usados nas blitze de trânsito, para verificar a situação dos veículos e a regulamentação dos documentos dos motoristas, estão sendo substituídos por laptops. Os computadores portáteis começaram a ser usados na última quinta-feira, pelas polícias Militar e Civil em operações conjuntas. Em dois dias de uso, o novo sistema já proporcionou um aumento significativo nas abordagens.

Ontem foram montados 18 pontos de bloqueio na capital e cidades da Região Metropolitana, dez em Londrina e outras oito em Foz do Iguaçu. De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel David Antônio Pancotti, dos 40 equipamentos que estão disponíveis para a PM, 20 já estão sendo utilizados nesta primeira fase. “A principal vantagem dos equipamentos é a agilidade e precisão na aquisição de informações. Com os computadores portáteis podemos triplicar o número de veículos abordados em uma hora de operação”, afirmou o comandante.

Segurança

Com o laptop, os policiais têm acesso direto ao banco de dados da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Detran, através de um software desenvolvido pela Celepar especialmente para esta finalidade. Antes da chegada dos equipamentos, os policiais precisavam acessar, via rádio, a central de informações de cada instituição, para verificar os dados.

continua após a publicidade

continua após a publicidade