Depois de 20 horas de fogo, o incêndio que acometeu um dos reservatórios de álcool da usina Americana, localizada no município de Nova América da Colina, norte do Estado, já estava sob controle na manhã de ontem, mas as chamas ainda não haviam se apagado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, até o meio-dia cerca de 500 mil litros de álcool combustível já haviam queimado. O trabalho intenso de resfriamento dos tanques laterais evitou que o fogo se espalhasse e a estimativa era que até a noite as chamas já estivessem completamente apagadas.

continua após a publicidade

O incêndio começou por volta das 17h20 de sexta-feira, depois que um raio atingiu o tanque, com cerca de 700 mil litros de álcool. Era horário de expediente, mas não havia ninguém nas proximidades, por isso não houve vítimas. Funcionários relataram que, no momento que a descarga elétrica tocou o tanque, houve uma forte explosão. Uma labareda de mais de cem metros teria se formado, retornando em seguida para dentro do tanque e dando início ao incêndio. Pelo menos 36 homens foram disponibilizados para combater as chamas durante a noite toda. Utilizando de espuma química e água, eles conseguiram baixar o fogo aos poucos.

O capitão Anderson Cortez, do Corpo de Bombeiros de Cornélio Procópio, contou que todos os tanques, inclusive o acometido pelo raio, eram equipados com pára-raios. ?Foi uma fatalidade?, resumiu. O Instituto de Criminalística fará a perícia no local. O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) também deve proceder às investigações de possíveis danos ambientais, porém, segundo informações prévias, como o combustível estava confinado, não houve derramamento para os mananciais, a despeito da ação do calor e da fumaça. 

continua após a publicidade