Prisão foi inaugurada ontem. |
Construída em apenas seis meses, com gastos de R$ 10,5 milhões totalmente pertencentes ao Tesouro Estadual, foi inaugurada ontem a Penitenciária Metropolitana do Estado (PME), localizada em uma área de 28 mil metros quadrados junto ao complexo penitenciário de Piraquara. A PME abrigará 450 detentos em regime fechado. Ontem, apenas o prédio de 7.300 metros quadrados de área construída foi entregue. A transferência de detentos para as dependências da nova prisão só devem acontecer no próximo ano. A PME abrigará apenas presos condenados.
A nova penitenciária é totalmente automatizada, tendo abertura e o fechamento das portas feito por meio de uma central de controle. Ela conta com 47 câmeras digitais que fazem o monitoramento interno e externo. Possui galpões para instalação de três oficinas de trabalho para os presos, nove quartos de visitas íntimas, salas de aula, biblioteca e áreas para atendimento e tratamento médico, odontológico, social e jurídico, além de espaço para banho de sol e prática de esportes.
A PME é a décima unidade prisional inaugurada no atual governo, que investiu R$ 76 milhões nas obras de onze presídios (dez entregues e uma em construção em Maringá).