Enquanto a sociedade brasileira discute qual a idade ideal para que um adolescente possa responder por um crime, o mundo real dá provas que essa discussão deve ser muito mais ampla do que apenas a maioridade penal. Em Fazenda Rio Grande, cidade da Região Metropolitana de Curitiba, três crianças com idade estimada entre 8 e 10 anos, armadas com um revólver calibre 22, cometeram um assalto contra um ônibus da empresa Nobel Transportes Coletivos.
O fato aconteceu por volta das 22h de domingo, no final da Rua Santa Mônica, bairro Santa Terezinha. Segundo informações da delegacia do município, quando o coletivo parou no ponto para que passageiros pudessem ingressar, os três garotos entraram e deram voz de assalto ao motorista e cobrador. Pelos depoimentos, o trio portava um revólver, mas há possibilidade de ser uma arma de brinquedo.
Da empresa, do motorista e dos passageiros nada foi levado, mas o cobrador teve que entregar os R$ 15,00 que carregava consigo. Em seguida, o bando fugiu correndo e se refugiou em um matagal extenso que existe naquele bairro. “As características deles foram informadas para os policiais que atenderam o caso”, informou o policial Nelson.
Até ontem nenhum suspeito tinha sido localizado. O caso despertou curiosidade entre os próprios policiais, que não se lembram de ter atendido uma ocorrência envolvendo “assaltantes” tão jovens.
Arrombamento
Em Ponta Grossa, outra ocorrência envolvendo crianças foi registrada. De acordo com à PM, às 10h30 de ontem, uma equipe policial se deslocou a Rua Petrônio Fernal, na Vila Guaíra, para dar atendimento a um arrombamento. Conforme populares, dois adolescentes, de 12 e 14 anos, foram vistos saindo de uma instituição de caridade carregando um televisor e um videocassete. Os PMs realizaram diligências e localizaram as casas dos suspeitos. Numa residência da Rua Teodoro Sampaio, na mesma vila, foram encontrados os aparelhos furtados. Os infratores e os produtos recuperados foram encaminhados à 13.ª Subdivisão Policial.