A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) de Curitiba já identificou os autores da violência contra o cão vira-lata Valente, ocorrida na última semana em um terreno baldio da Vila Juliana, em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba. O crime foi cometido por três adolescentes, de 12, 13 e 14 anos de idade, que estavam sob influência de drogas.

continua após a publicidade

Segundo o superintendente da DPMA, Celso Gomes Ribeiro, os pais dos garotos já foram acionados. Os procedimentos serão encaminhados à delegacia de Piraquara. Pode haver recomendação judicial de internamento dos adolescentes para ressocialização. ?Os garotos podem receber penas diferenciadas, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente. O cão foi vítima de um ato de extrema maldade e crueldade?, diz Celso.

Na semana passada, Valente foi encontrado por uma moradora vizinha ao terreno baldio esticado pelas pernas da frente e de trás em duas estacas, desnutrido, com o ânus sangrando e um osso bovino enfiado na garganta. No momento, o cão está sob os cuidados de integrantes da Sociedade Protetora dos Animais de Curitiba (SPAC). Em função da violência sofrida, ele não anda, apenas se arrasta. ?Fizemos alguns exames e constatamos que Valente teve luxação na bacia, fratura de pélvis e de coluna. Ele está passando por tratamento intensivo e há uma pequena chance de que ele possa voltar a andar?, comenta a veterinária da SPAC, Andreza Campos. ?O cão chegou até nós muito amedrontado. Hoje, após receber bastante carinho, ele já está mais dócil e socializado.?

Assim como outros animais abrigados pela SPAC, Valente vai ser disponibilizado para adoção. Entretanto, Andreza afirma que apenas uma pessoa muito especial será capaz de levar o animalzinho para casa. Isso porque ele não tem controle sobre as fezes e a urina e, como uma criança pequena, necessita de cuidados e atenção constante. Informações: (41) 3256-8211. A sociedade também aceita que sejam feitas doações de medicamentos, rações e outros produtos. 

continua após a publicidade