Uma denúncia anônima resultou na prisão de um homem de 55 anos, que mantinha 72 pássaros silvestres em cativeiro numa casa no Umbará. A apreensão ocorreu na tarde de segunda-feira (09), situação em foram apreendidas também quatro armas de fogo que não possuíam documentação legal para o porte.
Por volta das 16h, os policiais militares do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA) receberam uma denúncia anônima, relatando que um senhor mantinha vários pássaros nativos em sua casa. Uma equipe foi até o local para verificar as informações.
“Ao chegar na casa, os policiais abordaram o proprietário, que indicou onde estavam as aves. Foram encontrados 72 pássaros nativos, distribuídos em gaiolas, sem o registro”, disse a porta-voz do BPMA, tenente Thaís Becker Lovato.
Na residência, os policiais encontraram também um revólver calibre 38, outro revólver calibre 32, uma espingarda calibre 36 e um rifle calibre 38. As quatro armas não possuíam registro e foram apreendidas no local.
O suspeito foi encaminhado, juntamente com as armas, até a delegacia de Proteção ao Meio Ambiente. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS), para receberem tratamento veterinário adequado.