Uma situação inusitada movimentou a tarde desta terça-feira (14) para uma moradora do bairro Vila Guaíra, em Curitiba. Perto das 14 horas, ela ouviu gritos que vinham de um ralo do terreno da sua casa, na Rua Ponta Grossa. Procurando localizar de onde vinha a voz, a mulher avistou um homem alguns metros abaixo da calçada da residência, na tubulação de esgoto.
A mulher – que não teve a identidade revelada – ficou conversando com o homem até a chegada do Corpo de Bombeiros, que precisou quebrar o bueiro em frente à casa para fazer o resgate. Munidos de roupas especiais, dois homens desceram sete metros de rapel ao fundo da tubulação até encontrar Joel Ramos Valtrique, de 32 anos. “Ele apresentava sinais de hipotermia, estava com uma luxação no braço e se queixava de muita dor”.
O capitão Marcelo Hauke afirma que Valtrique estava desorientado no momento em que foi encontrado. “Acredito que ele possa ter algum problema mental. Ele não contou exatamente como foi parar na tubulação de esgoto, só agradecia muito pelo resgate”. O homem – que não portava documentos – chegou a dizer aos bombeiros que é ex-policial militar, informação que ainda não foi confirmada.
Enquanto conversava com a moradora, Valtrique disse que caiu no bueiro quando caminhava em uma rua próxima ao cruzamento da Rua Augusto de Mari com a Rua Santa Catarina, a aproximadamente 500 metros da residência onde foi resgatado. Ele foi socorrido pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma e Emergências (Siate) e encaminhado ao Hospital do Trabalhador.