Fernando Moreira da Costa, de 44 anos, chegava para trabalhar em um barracão de materiais recicláveis, na manhã desta quinta-feira (29), na Rua O Brasil Para Cristo, no Boqueirão, quando foi abordado por dois bandidos. A dupla, um deles armado, atirou várias vezes.
Para a polícia, na tentativa de disfarçar o crime, os bandidos teriam dado voz de assalto. Testemunhas disseram que Fernando não reagiu e levantou os braços. O atirador, sem pegar nenhum pertence da vítima, efetuou os disparos.
Fernando caiu morto enquanto a esposa, que é presidente da associação dos catadores de materiais recicláveis amigos da natureza, e estava com ele, não foi atingida. A mulher, em estado de choque, passou as informações que conseguiu aos policiais da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
Uma viatura da Guarda Municipal (GM) estava em patrulhamento e chegou rapidamente ao local. Para os guardas, assim como para os policiais civis, o crime não foi um assalto e sim uma execução.
A DHPP investiga o assassinato e procura por imagens de câmeras de segurança que possam identificar o veículo usado pelos assassinos. O motivo do crime ainda não ficou claro para os investigadores. Informações que possam ajudar no trabalho de investigação podem ser passadas pelo disque-denúncia da DHPP, pelo 0800-643-1121.