A sociedade de todos os tempos, teve a sua principal sustenção na harmonia das pessoas, que todavia, nem sempre viviam ou vivem ainda na existência nesta rota que em si representa o equilíbrio por todos desejado.
Decorreu-se desse fenômeno, que no mundo democrático, o Estado criou a autoridade policial, nucleada no seu mais eficiente motivo: o poder de polícia, que se multiplica quanto ao seu exercício em inúmeras frentes de ação.
Mas, dentro dos critérios adotados, a geração da Polícia Judiciária foi a mais importante de todas, porque se lhe outorgou a incumbência de pacificação da coletividade.
E, quanto a isso, surgiu a imagem do Delegado de Polícia, que vive o sentimento de quem é investido do dever de nos trazer a paz social. Como no calendário temporal, hoje é o dia do Delegado de Polícia, e, em razão das funções que lhe foram aditadas, estou cumprimentado-os não apenas como parceiro de trabalho, mas sobretudo em reconhecimento a dignidade com que cada qual desempenha o árduo ofício.
Feliz, pois, hoje é ser Delegado de Polícia!
A todos a minha gratidão.
Marcus Vinicius Costa Michelotto
Delegado Geral da Polícia Civil/PR