Um helicóptero apreendido pela Polícia Federal (PF) em 2015 vai ser usado, a partir de agora, pela Polícia Civil para combater o tráfico de drogas. A aeronave foi apresentada a imprensa na manhã desta segunda-feira (4), e vai fazer parte do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), criado no mês passado.
A intenção é que o helicóptero seja usado principalmente para apoiar operações da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). “Vai ser de grande utilidade no trabalho de combate ao tráfico e contra a ação de organizações criminosas”, disse o secretário de segurança, Wagner Mesquita.
Com a aeronave, as ações da Denarc devem ser ainda mais intensas, conforme a polícia, até mesmo em áreas rurais e também no litoral do Paraná. “Vai servir, principalmente, para dar apoio em áreas de difícil acesso, mas também vai ser usado em outras atribuições definidas pela polícia judiciária”, explicou o secretário.
Para atuar com o helicóptero, que tem autonomia de três horas de voo e capacidade para até quatro pessoas, os policiais passaram por um treinamento que incluiu até o aprendizado para socorros, caso haja necessidade.
Além deste helicóptero, que foi apreendido em 2015 durante a operação Ferrari da PF e retirado de uma quadrilha que tinha patrimônio estimado em R$ 40 milhões, outra aeronave deve ser inserida na frota do GOA. Um helicóptero apreendido recentemente, numa operação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), já passa pela aprovação da Justiça.