No ar

Helicóptero que era de quadrilha criminosa será usado para operações da polícia

Um helicóptero apreendido pela Polícia Federal (PF) em 2015 vai ser usado, a partir de agora, pela Polícia Civil para combater o tráfico de drogas. A aeronave foi apresentada a imprensa na manhã desta segunda-feira (4), e vai fazer parte do Grupamento de Operações Aéreas (GOA), criado no mês passado.

A intenção é que o helicóptero seja usado principalmente para apoiar operações da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc). “Vai ser de grande utilidade no trabalho de combate ao tráfico e contra a ação de organizações criminosas”, disse o secretário de segurança, Wagner Mesquita.

Com a aeronave, as ações da Denarc devem ser ainda mais intensas, conforme a polícia, até mesmo em áreas rurais e também no litoral do Paraná. “Vai servir, principalmente, para dar apoio em áreas de difícil acesso, mas também vai ser usado em outras atribuições definidas pela polícia judiciária”, explicou o secretário.

Para atuar com o helicóptero, que tem autonomia de três horas de voo e capacidade para até quatro pessoas, os policiais passaram por um treinamento que incluiu até o aprendizado para socorros, caso haja necessidade.

Além deste helicóptero, que foi apreendido em 2015 durante a operação Ferrari da PF e retirado de uma quadrilha que tinha patrimônio estimado em R$ 40 milhões, outra aeronave deve ser inserida na frota do GOA. Um helicóptero apreendido recentemente, numa operação do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), já passa pela aprovação da Justiça.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna