Guerra de gangues do São Braz chega ao centro

As ameaças de morte feitas através do site de relacionamentos Orkut, para um adolescente de 15 anos, morador do São Braz, quase foram concretizadas na madrugada de ontem. Ele e mais dois amigos foram baleados, na saída de uma casa noturna, no São Lourenço.

O adolescente foi ferido no braço e seus amigos, Adenilson de Andrade Godoi, 18, levou um tiro na nuca, e Maycon Lourenço Costa Rosa, 19, no braço. Outro rapaz, identificado como Leandro, não foi atingido. Os três foram levados para o Hospital Evangélico, mas somente Adenilson, em estado grave, ficou internado.

A confusão começou dentro da casa noturna e se estendeu pelo estacionamento, onde vários rapazes entraram em luta corporal. Em seguida, o adolescente e seus amigos entraram em um Monza e fugiram sentido Santa Felicidade, mas foram perseguidos pelos atiradores, que estavam em um Golf e um Fiesta.

Descontrolado

No percurso, o carro foi atingido por vários tiros e acertaram Adenilson, o motorista, Maycon e o adolescente, que estavam no banco traseiro. Segundo um deles, o motorista, ferido com o tiro na nuca, perdeu o controle do carro. Maycon, que estava no banco de trás, tomou o volante, evitou uma colisão e conseguiu levar o carro até o quartel do Corpo de Bombeiros, em Santa Felicidade.

A polícia atribuiu a tentativa de homicídio à rivalidade entre as gangues Comando do Extermínio (CDE), Vila do Sapo (VDS), Comando da Barroca (CDB) e Campina, no entanto, amigos, vizinhos e familiares dos feridos afirmam que eles não pertencem a nenhuma delas.

Uma moradora, que não quis se identificar, disse que, desde que Danilo França de Oliveira, 19 anos, o “Danilinho”, foi preso, no último dia 15, a vila não é mais a mesma. “Os meninos estão sendo ameaçados de morte, porque o pessoal da CDE acha que eles são comparsas do ‘Danilinho’. Eles apenas moram próximo da casa do rapaz”, explicou.

Independente do atentado de ontem, novas mensagens são divulgadas no Orkut. No perfil de uma garota, um membro da gangue Comando do Extermínio ameaça de morte a família de um integrante da Vila do Sapo e cita alguém com o apelido de “Anjinho”. A mensagem está sendo investigada pela polícia.

Abusados, até oferecem recompensas

Segundo o depoimento de uma fonte à reportagem, o adolescente foi ameaçado de morte recentemente através do Orkut. Na mensagem, integrantes da gangue CDE ofereciam pagamento de R$ 500,00 pela “cabeça” do rapaz.

Outras pessoas também foram ameaçadas e, para se prevenir, registraram boletim de ocorrência no 12.º Distrito Policial. “Pelo que a gente entendeu, eles queriam matar somente o adolescente, mas como todos estavam juntos também foram baleados”, contou a fonte.

Investigação

O atentado é investigado pelo delegado Edward Figueira Ferraz, da Delegacia de Homicídios (DH), que já tem alguns suspeitos e deverá trocar informações com o delegado Rogério Martin de Castro, do 12.º DP (Santa Felicidade), que já investiga a ação das gangues que agem no São Braz e foi responsável pela prisão de “Danilinho”.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna