A manifestação dos guardas municipais de São José dos Pinhais, que paralisaram suas atividades ontem, deu resultado. A prefeitura confirmou a entrega de novos coletes balísticos aos agentes, que pediam equipamentos, pois os que eram usados estavam com validade vencida.
Aquartelados
O protesto manteve dentro da sede da corporação, durante a manhã, todos os 190 agentes e as viaturas da guarda. Os secretários municipais da Segurança, Marcelo Juged, e de Governo, Miguel Amilton Gawloski, se reuniram com os manifestantes, para negociar o acordo.
A entrega dos novos coletes, que deveria ocorrer na semana que vem, foi antecipada. Segundo a assessoria de imprensa da prefeitura, eles seriam distribuídos ainda na noite de ontem. A prefeitura garante que, mesmo vencidos, os antigos coletes não apresentavam riscos. Em janeiro, um teste balístico teria comprovado a eficácia dos equipamentos.
Licitação
Os coletes em uso estavam vencidos desde novembro. Segundo a prefeitura, o problema ocorreu porque a licitação para compra de novos equipamentos, realizada em agosto, não teve interessados. Nova licitação foi feita em abril, mas os coletes dependiam de aprovação do Exército, o que ocorreu sexta-feira.
