O guarda municipal que feriu a tiros um assaltante e mais duas pessoas, na noite de terça-feira, no centro, foi afastado do trabalho nas ruas. Ele será mantido em serviços administrativos, até parecer da corregedoria da Guarda Municipal.
De acordo com o inspertor-chefe Vanderson Lima Cubas, todos os guardas passam por curso de formação, que inclui o manuseio de armas. A cada dois anos, os servidores passam por avaliações psicológicas e reciclagens e só voltam para a rua se aprovados. O guarda envolvido no incidente tem 25 anos na corporação e é considerado bom funcionário.
Correria
A Delegacia de Homicídios verificou que por volta das 20h30 de terça-feira. Marcos Antônio dos Santos, 30 anos, tentou assaltar um rapaz na Rua João Negrão, com uma faca, e a vítima chamou o guarda municipal.
Ele alcançou o assaltante na Avenida Visconde de Guarapuava, onde Marcos tentava assaltar a promotora de vendas do Balaroti Cristiane Barreto, 22, que saía do trabalho. O ladrão correu e o guarda foi atrás, atirando, mas um dos disparos acertou a coxa da jovem.
Na perseguição, o guarda atirou e acertou a cabeça de Mario Roberto Magnani, 36, que abastecia seu carro, na esquina da Avenida Sete de Setembro e Rua Conselheiro Laurindo. Por fim, o guarda acertou a perna do ladrão, que ainda está internado no Hospital Evangélico, sob escolta. Os outros feridos estão fora de perigo.