Terinamento

Grupos de escolta realizam simulação para a Copa

A vistoria da comitiva da FIFA e do Comitê Organizador Local (COL) nesta semana ao estádio do Clube Atlético Paranaense (Arena da Baixada), em Curitiba, serviu como teste para os grupos de escolta que farão o acompanhamento de delegações, autoridades e equipes técnicas durante o mundial de 2014.

Duas equipes de batedores da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Militar do Paraná fizeram a escolta da delegação de 61 pessoas. O comboio envolveu um ônibus e três vans, e o trabalho de escolta cumpriu os protocolos da Comissão Estadual de Segurança Pública, Defesa Civil e do Ministério da Justiça.

Além do grupo que atuou na atividade desta semana, o esquema de segurança também conta com equipes formadas pelas guardas municipais de Curitiba e São José dos Pinhais, e do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil.

“Saímos da fase de reuniões de planejamento e partimos para as operações na prática. Isso envolve simulações nas áreas de escolta de dignitários, saúde, varreduras e outras ações preventivas”, explica o secretário Mario Celso Cunha.

O trabalho foi acompanhado pelo delegado da Polícia Federal Flúvio Cardinelle Garcia e também pelo brigadeiro Amílcar Bastos, da Aeronáutica, responsável nas operações da Copa 2014 pelas Forças Armadas, além dos secretários da Copa, Mario Celso Cunha (Estado), e Reginaldo Cordeiro (Município).

A atividade de preparação foi acompanhada pelo delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, Riad Braga Farhat, e pelos delegados Marco Antônio Lagana, responsável pelo projeto Copa na corporação, e Clóvis Galvão, titular da Delegacia Móvel de Futebol e Eventos (Demafe); delegados da Polícia Federal; oficiais da Polícia Militar e Aeronáutica; além do presidente da Câmara Temática de Saúde da secretaria estadual da Copa, com Vinícius Filipak.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna