A operação desencadeada pela Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), com apoio da Companhia de Choque, da Polícia Militar, resultou na prisão de cinco indivíduos, na manhã de ontem.

continua após a publicidade

Jhonatan Lhano Simões, 20 anos, apontado como o chefe da quadrilha, Paulo Ricardo José Rodrigues Pires, 22, conhecido como “Paulista”, Martinho Souza Franco, 30, Jackson Xavier, 21, e Roginaldo Marques Santos, 25, são suspeitos de diversos crimes em Araucária e bairros de Curitiba.

O delegado da Denarc Kleudson Moreira Tavares explicou que a polícia já investigava a quadrilha desde março. “Eles são suspeitos de homicídios, assaltos e tráfico de drogas”, disse. Ontem pela manhã, após receber denúncias que o bando estaria se preparando para efetuar um grande roubo, os policiais passaram a monitorar os suspeitos.

Confronto

continua após a publicidade

Por volta das 9h, Jhonatan, que era procurado pela delegacia de Araucária, acusado de matar uma adolescente de 15 anos, em abril, junto com “Paulista”, foram localizados no Renault Clio placa AOD-3112, no Campo Comprido. Na esquina da Rua João Dembinski com a Rua Raul Pompéia, já na Cidade Industrial, policiais da Denarc tentaram abordar a dupla.

Os suspeitos se negaram a parar o carro e começaram a atirar. Houve perseguição e tiroteio por algumas quadras, até que Jhonatan, que dirigia o carro, foi atingido de raspão na cabeça, e parou o veículo. Ele ainda tentou fugir, mas foi atingido nas costas e no pé.

continua após a publicidade

Como usava colete à prova de balas, sofreu apenas ferimentos leves. O comparsa fugiu e foi pego nas imediações, pela Rondas Ostensivas de Natureza Especial (Rone). Com eles, os policiais encontraram duas pistolas calibre 9 milímetros e uma ponto 40.

Susto

Uma Kombi da prefeitura foi atingida por um tiro no vidro dianteiro, que saiu por trás e não acertou ninguém. Durante a perseguição, o carro dos policiais colidiu contra outro veículo, onde havia uma família. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.

As outras prisões aconteceram em uma casa no Tatuquara onde foram encontradas duas pistolas calibre 380, dois revólveres calibre 38, uma garrucha calibre 45, munição, máscaras, uma motocicleta, um automóvel e celulares.

Aliocha Maurício
Cinco pistolas, dois revólveres e uma garrucha foram apreendidos.

Crimes em investigação

O delegado Kleudson Tavares disse que o grupo é suspeito de pelo menos 20 homicídios no Campo Comprido, São Braz, Sítio Cercado, Tatuquara e em Araucária.

“Eles são perigosos e matavam por qualquer motivo. Temos informações de que eles já mataram traficantes, por serem concorrentes, viciados, porque estavam devendo, e qualquer outro desafeto”, descreveu.

Todos foram autuados por formação de quadrilha. Paulo é foragido da Penitenciária Central do Estado e Jhonatan tem mandado de prisão por Araucária e tem várias passagens por tráfico.

Os dois foram autuados em flagrante por tentativa de homicídio e porte ilegal de arma de fogo. Martinho tem mandado de prisão pela 2.ª Vara Criminal de Curitiba e, junto com Reginaldo e Jackson, foi indiciado por porte ilegal de arma de fogo. A polícia apura todos os crimes da quadrilha.

Adolescente

Segundo o tenente Alves, da Rone, Jhonatan é acusado de ter participado do homicídio de Pâmela Maria Derbli, 15 anos, em abril. Dias depois, foi preso Ricardo Nunes de Paula, 20, também acusado do crime.