Graves acidentes envolvendo ônibus na Grande Curitiba

O trânsito andou violento nos últimos dois dias e deixou pelo menos quatro pessoas mortas. Nos três casos ocorridos em Curitiba e região, haviam ônibus envolvidos. Em outro de trânsito, mas sem ônibus envolvido, em Céu Azul, dois policiais rodoviários federais morreram em serviço.

Cleusa Maria Ribeiro Silva, 33 anos, perdeu a vida ao ser jogada para fora da Kombi em que seguia como passageira. Há suspeitas de que ela estivesse no banco da frente e não usasse o cinto de segurança, e por isso foi arremessada. O caso ocorreu por volta das 0h30 de ontem no Jardim Aristocrata, São José dos Pinhais. Outras quatro pessoas se feriram levemente.

De acordo com a polícia, a Kombi placa ACA-0337, que transportava cabos eleitorais de um candidato a deputado estadual, seguia pela Avenida das Américas e teria furado o sinal vermelho.

A Kombi colidiu com a lateral de um ônibus, que vinha pela Rua Zacarias Alves Pereira. Com a pancada, a perua ainda invadiu um comércio. No ônibus ninguém se machucou.

Já na Kombi, tiveram escoriações o motorista Jader Francisco Delisio, 28, Edilania Fernandes Camargo, 23, Anderson de Lima, 19, e mais uma pessoa não identificada. As vítimas foram distribuídas pelo Siate nos Hospitais São José e do Trabalhador.

Biarticulado

Um ônibus biarticulado desgovernado, da linha Centenário Campo Comprido, atingiu quatro carros estacionados na Rua Deputado Heitor Alencar Furtado, no Mossunguê, em Curitiba, por volta do meio-dia de ontem. Alguns passageiros tiveram apenas ferimentos leves.

Não se sabe o motivo exato do acidente. Passageiros diziam que o motorista Edson José estava correndo muito, desde que saiu do terminal do Campo Comprido. Já o motorista teria dito a um fiscal da Urbs, que esteve no local, que passou mal enquanto dirigia.

Independente da causa do acidente, o motorista perdeu o controle da direção num trecho de descida, após uma curva, saiu da canaleta exclusiva do ônibus e invadiu a pista lateral, onde estavam estacionados dois Unos, um Clio e um 206. Os quatro carros ficaram muito avariados.

Havia cerca de 180 passageiros no coletivo. As poucas pessoas que se feriram de leve foram levadas para os Hospitais Evangélico e Cajuru. A assessoria de imprensa da Urbs informou que o ônibus estava em perfeitas condições de rodagem, com toda a manutenção e revisões programadas feitas corretamente.

Manifestação

Uma manifestação, ontem de manhã, em Curitiba, lembrou a tragédia do último dia 19 de junho, em que um ônibus Ligeirinho desgovernado bateu na fachada de uma loja localizada na Praça Tiradentes, matando duas pessoas e deixando várias feridas.

Em frente ao local onde o acidente aconteceu, integrantes do movimento Passe Livre fixaram cruzes de madeira na calçada em memória às vítimas. “Queremos lembrar as vítimas do acidente na praça, mas também de diversos outros acidentes envolvendo ônibus que ocorrem diariamente na capital”, disse o militante do Passe Livre, Gustavo de Oliveira.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna