BR-116

Grave acidente de trânsito no Contorno Sul

O engavetamento de dois caminhões e um automóvel deixou duas pessoas feridas e resultou em mais de cinco quilômetros de engarrafamento em ambas as pistas do Contorno Sul, na tarde de ontem.

Celso Aparecido Negrelli, 55 anos, e um homem identificado apenas como Gervásio, 65, foram retirados com vida dos escombros do carro que ocupavam e que ficou prensado entre os dois caminhões. Gervásio tinha ferimentos mais graves e foi resgatado inconsciente. Foi conduzido por helicóptero ao hospital, após grande trabalho dos bombeiros que atenderam a ocorrência.

O acidente ocorreu por volta das 15h, em frente à empresa New Holland. Celso e Gervásio são funcionários da Compasa do Brasil, de derivados de petróleo, e estavam na Saveiro placa AQJ-3119, a trabalho. Segundo colegas deles, deveriam ir até a fabricada Bosch, 200 metros adiante do local da colisão, para comprar uma peça de maquinário.

Consciente, Celso, que dirigia a caminhonete, contou que o caminhão baú que estava a sua frente, com cavalo placa DPB-2220 (Guarulhos-SP), freou. Ele fez o mesmo.

Porém o caminhão que vinha atrás, o bi-trem com cavalo placa AMY-0420, não conseguiu parar e esmagou a Saveiro contra o caminhão da frente. A caminhonete foi parar embaixo do baú, ficando completamente destruída.

Ferragens

Celso foi retirado rapidamente do automóvel. Já o resgate de Gervásio, que vinha como passageiro, deu muito trabalho aos bombeiros, que passaram mais de meia hora tentando cortar as ferragens para fazer a remoção do ferido.

“O que dificultou muito nosso trabalho foi o teto da Saveiro que quebrou inteiro em cima da vítima”, explicou o tenente Davi Simão, do Corpo de Bombeiros. Gervásio ainda estava consciente até a chegada do socorro.

Mas ao ser retirado das ferragens perdeu os sentidos e foi levado pelo socorro aeromédico ao Hospital do Trabalhador. Erielton de Carvalho, 33 que conduzia o caminhão bi-trem, não se feriu, mas passou mal e precisou ser atendido pelo Siate.

Darci Piza, motorista do caminhão baú da empresa Costeira, também não se machucou. Contou que se não fosse outro motorista lhe avisar para parar, ele nem tinha notado o acidente.

O baú do caminhão estava carregado e ele não sentiu a pancada na traseira. Contou ainda que vinha de Belém (PA) com destino ao porto de Paranaguá, para deixar a carga.

Paralisado

O trânsito nas marginais da rodovia ficou caótico, já que na pista onde ocorreu o acidente os veículos ficaram parados. E apesar da pancada ter ocorrido no sentido a São José dos Pinhais, as duas pistas ficaram mais de uma hora com trânsito interrompido, provocando mais de cinco quilômetros de congestionamento em cada lado. Somente por volta das 16h20 é que meia pista foi liberada. No final da tarde a situação voltou a ficar complicada devido ao pico do trânsito naquele horário.

Aliocha Maurício
 Passageiro foi levado de helicóptero para o Trabalhador.
Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna