Cerca de 37 mil armas já foram entregues no Paraná durante a Campanha Nacional do Desarmamento – no Brasil foram 342.303 armas. Mesmo com a prorrogação do prazo para a entrega voluntária até 23 de outubro, o movimento na Polícia Federal de Curitiba ainda era grande na manhã de ontem, já que muitas pessoas não sabiam do novo prazo.
O aposentado Joarez Bueno foi à sede da PF para entregar dois revólveres que guardava em casa há mais de 20 anos. ?Não vejo mais necessidade de ter as armas?, disse, afirmando que pensava que ontem seria o último dia para a entrega. Segundo Bueno, atualmente a população precisa investir em aprender técnicas de defesa pessoal, e não andar armado. Porém, ressalta que o governo também precisa oferecer mais segurança à população. ?Eu estou fazendo a minha parte, agora espero que o governo faça a dele?, disse.
?Desde o início da campanha nacional, em julho de 2004, foram arrecadadas no Estado 17.700 armas. Porém, como o Paraná havia iniciado uma campanha estadual no início do ano passado, o total das duas fases atingiu 37 mil armas?, informou a delegada-chefe da comunicação social da Polícia Federal, Priscila Rubel Fanini. Só em Curitiba foram recolhidas 10.179 armas. Segundo a delegada, a PF já pagou R$ 960 mil em indenizações e outros R$ 92 mil serão liberados para o pagamento.
Quem entrega a arma precisa aguardar até 45 dias até receber a indenização, ?pois quando a arma é entregue ela vai para perícia para se definir o calibre e ser cadastrada no Sistema Nacional de Armas?. Mesmo com a prorrogação da entrega, seis equipes da Polícia Federal ainda percorriam ontem, o interior do Estado para o recolhimento do material.