Pregão

Governo finaliza compra de 1.220 viaturas

O governador Beto Richa confirmou nesta segunda-feira (19) a compra de 1.220 novas viaturas para atender a área de segurança pública do Estado. No pregão realizado pela Secretaria da Administração e Previdência na semana passada o valor vencedor foi de R$ 122,5 milhões, 10,5% menor que a estimativa máxima prevista no edital, que era de R$ 137 milhões.

“O investimento em infraestrutura e os novos equipamentos asseguram melhores condições de trabalho para os nossos policiais e mais segurança para a população. Este é mais um compromisso que estamos cumprindo”, afirmou Richa.

Segundo o governador, a entrega das primeiras 200 viaturas acontecerá em, no máximo, 60 dias, após a assinatura do contrato. Outras 355 viaturas deverão ser entregues em até 90 dias; 70 viaturas em até 120 dias e as últimas 595 em até 180 dias. O Paraná não fazia nenhuma compra de viaturas para a segurança pública neste volume desde 2007.

Lotes

A licitação para a compra dos veículos, que será finalizada nos próximos dias e aguarda apenas as medidas formais necessárias, abrange seis lotes, com especificações distintas de viaturas.

A compra prevê a entrega de 150 veículos modelo sedan; 100 utilitários de 110 cv; 470 utilitários de 130 cv; 100 utilitários (4×4); 160 utilitários médios (4×4); e 240 picapes (4×4).

A aquisição de novas viaturas faz parte do planejamento do Programa Paraná Seguro, criado para reestruturar a área da Segurança Pública no Estado. No total, o programa prevê a compra de 3.600 novas viaturas. No mês de outubro, foram entregues 80 veículos para unidades do Corpo de todo o Estado.

“O governo está fazendo um grande esforço para dotar as unidades de polícia de equipamentos adequados para o combate à criminalidade”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Cid Vasques.

Além do reequipamento das polícias, o que também inclui investimentos com novas armas e munições, o Paraná Seguro contempla um aumento efetivo no número de profissionais, tanto no policiamento extensivo como no trabalho de investigação.

Em março deste ano, o governo do Paraná incorporou 3.120 policiais às forças de segurança, em um único ato. São 1.967 policiais militares, 481 bombeiros e 672 policiais civis, entre investigadores, escrivães e papiloscopistas.

Para manter a regularidade nas contratações, o governo do Estado autorizou, no mês de agosto, concurso para 5.664 novos policiais (4.445 policiais militares, 819 bombeiros e 400 delegados). É a maior contratação de policiais da história do Paraná.

Valorização

Durante este ano, o governo estadual também melhorou os salários pagos às categorias policiais, com a implantação do subsídio. O aumento consistente colocou o Paraná como referência no pagamento na área da segurança pública, atrás apenas do Distrito Federal, onde os salários são pagos pela União.

Grupos de WhatsApp da Tribuna
Receba Notícias no seu WhatsApp!
Receba as notícias do seu bairro e do seu time pelo WhatsApp.
Participe dos Grupos da Tribuna