O governador Beto Richa assinou decreto nomeando 288 agentes penitenciários aprovados em concurso público realizado entre 2013 e 2014. Os novos agentes atuarão nas 33 unidades penais coordenadas pelo Departamento de Execução Penal (Depen) da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos.

continua após a publicidade

Com isso, o Paraná passa a ter 3.270 agentes penitenciários concursados, além de outros 123 agentes femininos e 200 agentes de monitoramento, contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS), somando 3.593 profissionais cuidando de 18.500 presos em todos os estabelecimentos penais do Estado.

Somam-se a esses profissionais, outros 1.235 agentes de cadeia pública, também contratados por PSS, que atuam em 56 carceragens da Polícia Civil do Paraná, que estão em gestão compartilhada entre as Secretarias da Justiça e a da Segurança Pública).

Seleção

continua após a publicidade

Os 288 agentes penitenciários contratados foram selecionados em concurso público iniciado em 2013, que registrou mais de 35 mil inscritos. A exigência mínima foi de que o candidato tivesse o ensino médio completo. Composto por cinco etapas, o processo seletivo foi concluído em fevereiro deste ano, sendo aprovados 375 pessoas.

Os demais 87 agentes penitenciários aprovados no concurso serão contratados, gradativamente, para substituir aqueles que deixam o sistema. “Nosso compromisso é iniciar ainda este ano um processo para a contratação de todos esses aprovados”, afirmou a secretária estadual da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes.

continua após a publicidade

Os novos agentes nomeados deverão se apresentar em suas respectivas regiões na próxima terça-feira (01), às 9h, nos seguintes locais: Auditório Mário Lobo, Palácio das Araucárias, Centro Cívico, Curitiba; Penitenciária Estadual de Cruzeiro do Oeste (PECO); Penitenciária de Foz do Iguacu II (PEF II); Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão (PEFB); Penitenciária Estadual Ponta Grossa (PEPG) e Penitenciária Estadual de Cascavel (PEC).