O governo federal anunciou a liberação de R$ 410 milhões, ainda este ano, para ações contra o uso de entorpecentes. As ações desenvolvidas farão parte do Plano de enfrentamento ao crack e outras drogas, apresentado ontem, em na Câmara, pelo Ministério da Justiça.

continua após a publicidade

“O Plano pretende fazer um levantamento inédito dos custos sociais e econômicos do uso do crack, com dados etnográficos e epidemiológicos. O trabalho será feito em parceria com seis universidades. Na região Sul, ficará a cargo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul”, informou o secretário executivo do Programa de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), Ronaldo Teixeira.

Os recursos também serão utilizados para que o Ministério da Saúde possa dobrar o número de leitos para dependentes químicos em hospitais gerais; para investimentos em centros de assistência social; em projetos específicos de municípios; e na construção, até o final deste ano, de onze bases de policiamento especializado em fronteiras.

Assistência

continua após a publicidade

“Uma destas bases deve ser instalada em Foz do Iguaçu. As bases irão contar com um sistema de veículo aéreo não-tripulado”, disse o coordenador geral do Pronasci, Francisco Rodrigues.

Também dentro das ações de combate ao crack, deve ser inaugurado, na próxima quinta-feira, em São José dos Pinhais, o 21.º Território de Paz, criado para combater a criminalidade, com projetos comunitários.

continua após a publicidade