Um plano de promoções por tempo de serviço para a Polícia Militar foi anunciado pelo governador Roberto Requião, na segunda-feira, durante a reunião Mãos Limpas, encontro que semanalmente discute problemas e soluções para a Segurança Pública. Requião disse que a intenção é mostrar aos policiais militares que sempre existirá uma perspectiva de avanços no posto e no salário.
No projeto que está em estudo pelo comando da corporação, devem ser beneficiados soldados, cabos e sargentos, que representam o maior contingente da instituição. Conforme o secretário da Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, a idéia do projeto que cria a promoção por tempo de serviço na Polícia Militar é oxigenar a instituição. ?O policial atingiu um determinado estágio da carreira, vai ter direito à promoção?, disse o secretário. Delazari lembrou que hoje a promoção se dá por testes seletivos e alguns policiais não têm a oportunidade de serem promovidos porque muitas vezes não têm tempo de se preparar para o teste, pois ficam trabalhando.
Segundo o secretário, a idéia é que se faça a promoção de forma automática com o tempo de serviço, o que é conhecido na instituição como promoção por antiguidade.
O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Nemésio Xavier de França Filho, diz que a iniciativa é o reconhecimento aos serviços prestados pelos policiais militares.